domingo, 16 de janeiro de 2011

Será o fim para Robert De Niro?

Será o fim para Robert De Niro?

Certa vez, fui entrevistar Harrison Ford.

No meio do papo, ele insinuou que estava de saco cheio de trabalhar em megaproduções e disse que adoraria fazer um filme pequeno e independente. Eu fiz a pergunta óbvia: “Então porque você não faz um filme pequeno e independente?”

Ele respondeu: “Porque no momento em que eu assinar o contrato, ele deixa de ser pequeno e independente!”

Foi aí que me caiu a ficha: grandes astros não têm liberdade total de escolha, porque existem projetos que não suportam grandes astros. Deu pra entender?

Se Harrison Ford chegasse um dia para o agente e dissesse: “Eu quero fazer um filme pequeno, com um diretor novato e orçamento barato”, a primeira reação do agente seria interná-lo num manicômio. A segunda seria procurar um estúdio para bancar o projeto. E assim que o estúdio soubesse que Ford estava envolvido, o orçamento já quintuplicaria.

Lembrei dessa história vendo Robert De Niro em “Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família”.

Sobre o filme, não vou perder muito tempo: é uma das experiências mais deprimentes que já tive num cinema.

Sabe quando você se pega vendo de relance “A Fazenda” ou “BBB” e fica constrangido em nome de toda a humanidade? Fiquei assim vendo De Niro nesse filme.

O que leva um ator como ele a fazer uma cena em que toma uma injeção no bilau para curar uma ereção induzida? Juro, não estou inventando, essa cena existe e está em “Entrando Numa Fria...”.

Robert De Niro. Taí um sujeito que é, sem medo de errar, um dos maiores atores de cinema de todos os tempos. E há 15 anos não faz um filme que presta. Eu olhei no IMDB: desde 1995, quando fez “Fogo Contra Fogo” e “Cassino”, só faz porcaria.

Como pode? Será que ele desaprendeu a ler roteiros? Enlouqueceu? Quer sabotar a própria carreira?

Ou está jogando o jogo da indústria, fazendo filmes fáceis, desses que não dão trabalho, não exigem preparação e rendem cheques polpudos?

Será que só existe esse caminho para atores na casa dos 70 anos? Se isso é verdade, então porque Al Pacino não entrou na onda? Quem viu o sujeito interpretando o “Dr. Morte” Jack Kevorkian no recente telefilme da HBO “You Don’t Know Jack” sabe que foi uma das grandes atuações de sua carreira.

Já De Niro anda devendo.

Tomara que ele compense em “The Irishman”, seu primeiro filme com Scorsese desde “Cassino”. E que tem no elenco – vixe – Al Pacino e Joe Pesci.

Scorsese, De Niro, Pacino e Pesci no mesmo filme? Sai de baixo. Torço para que me faça esquecer os últimos 15 anos de Robert De Niro.

Blog de André Barcinski: http://andrebarcinski.folha.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário